domingo, 19 de setembro de 2010

Louco ou gênio???


Assim que começamos a pesquisar sobre Fernando Pessoa, essa uma das primeiras questões que surgiram.  A capacidade de se multiplicar em outras personalidades e escrever obras completas para cada uma seria sintoma de genialidade ou esquizofrenia? (Isso mesmo, achamos teses defendendo que o Fernando Pessoa era esquizofrênico e isso nos intrigou muito).

Como entender a personalidade de um ser tão múltiplo era o que nos perguntávamos a cada dia. Onde estaria a explicação? Na infância conturbada, talvez...Confusos, fomos atrás de respostas e, claro, percebemos que nunca poderemos saber ao certo o que se passava na cabeça do poeta. Mas, uma das entrevistas que mais nos ajudou a entender melhoressa questão foi com a psicóloga e pesquisadora de FP Mariana Portela. Olhem um trechinho...
“Do ponto de vista psiquiátrico é muito difícil você falar que uma pessoa é esquizofrênica, que não era medicada, que não tinha nenhum suporte psicológico, pudesse escreer daquela forma e pudesse trabalhar ... porque ele trabalhou a vida inteira, ele escrevia como um condenado, e o esquizofrênico quando ele tá em crise ele não tem essa capacidade assim, ele paralisa mesmo. (...) mas ele (o Pessoa) tinha muito medo do enlouquecer e ele escreveu muito sobre isso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário